Notícias

Case ANBIMA: Comunicação como Serviço - 09/06/2015

Cenário
Em 2014, a ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais contava com uma estrutura de telefonia tradicional, baseada em tecnologia TDM, oferecendo recursos diferentes nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os equipamentos eram antigos e não suportavam o tráfego de informações gerado. Além disso, os sistemas não estavam preparados para a adoção de tecnologias mais modernas.

Para modernizá-la e aumentar a eficiência na comunicação, a RTM desenvolveu um projeto digital de telefonia IP compartilhada, unificando os sistemas de voz de ambas as localidades, tornando mais eficiente o uso do PABX IP, que passou a funcionar por meio de um circuito dedicado e convergente de voz e dados, sem exigir altos investimentos em infraestrutura.
 
Solução
Entendida a necessidade do cliente, a RTM fez um estudo de viabilidade, levantou a infraestrutura necessária (switches, aparelhos, quantidade de ramais), configurou e preparou o ambiente remotamente e implantou o novo sistema, que atualmente contempla mais de 300 telefones no fim de semana, de forma que não houvesse impacto nas atividades da Associação. Hoje, a equipe da RTM é responsável pelo gerenciamento e monitoramento de desempenho do serviço. O sistema conecta o equipamento da empresa com a rede de telefonia fixa utilizando acesso à tecnologia totalmente digital. Desta forma, elimina o ruído nas chamadas tornando a conversação mais clara. As chamadas são transportadas sempre dentro da rede RTM, garantindo a qualidade na comunicação.
 
Resultado
A solução adotada permitiu a convergência de voz e dados, reduzindo custos de propriedade, flexibilidade de implantação, gerenciamento centralizado e escalabilidade, com incremento da produtividade e satisfação do cliente. Com mais recursos disponíveis, o novo sistema de telefonia possibilita conferência com maior número de pessoas, facilidades de siga-me e mobilidade. Agora, o usuário, independentemente de estar no Rio de Janeiro ou em São Paulo, atende no mesmo ramal. O número de ocorrências relacionadas à telefonia também apresentou considerável queda.

 Depoimento
“A implementação ocorreu com o menor impacto possível em nossa operação, por conta da especialização técnica dos profissionais da RTM. A ANBIMA agora conta com uma rede de telecom que suporta novas atualizações para acompanhar o crescimento da empresa. Dentre os principais resultados já alcançados, ganhamos maior estabilidade na área de telecom, aumento de recursos disponibilizados para os usuários, como, por exemplo, a mobilidade de ramais, que permitiu mais produtividade e agilidade dos profissionais, além  de redução de custos em ligações por meio do VoIP entre suas principais localidades”, explica Francisco José Vidinha, Gerente Executivo de TI da ANBIMA.